domingo, 12 de dezembro de 2010

Sobre o Wikileaks

O site Wikileaks tem divulgado nos últimos dias diversos documentos de diplomatas estadunidenses referentes a inúmeros países e assuntos no mundo. Estive acompanhando o desenrolar dos acontecimentos e lendo alguns dos documentos referentes ao Brasil e a países como Rússia, China, França e Alemanha, mas vou me ater a falar sobre o Brasil.

Fiquei atrás de arquivos Top secret(sei que não tem nenhum do tipo e tem um aviso logo no "main" do site sobre isso, mas eu sou insistente) e não encontrei nada, infelizmente... Mas pelo que pude ler, o Brasil é um país de importância estratégica para os EUA. Não só nas redes de cabos de comunicação submarinas que passam por aqui e foram citadas, mas pelo desenrolar de suas políticas externa e interna.

Na política externa, as relações do Brasil com o Irã e sua representatividade como líder na américa latina são preocupantes para o governo estadunidense ao mesmo tempo que a liderença latinoamericana fora das mãos de Hugo Chávez é uma benção.

Na política interna, o plano nacional de defesa adotado em 2008 é criticado. A aquisição da tecnologia de submarinos nucleares é dita como inútil para os propósitos do país de defender suas reservas marítimas de petróleo. Mas aí eu faço um comentário: Se a aquisição de submarinos nucleares é inútil, por que os EUA não se livram da gigantesca frota que possuem?
A quarta frota(contingente marítimo estadunidense) patrulha o atlântico sul e a costa brasileira. Essas críticas me parecem mais medo de perder a hegemonia naval na região. Visto os sucessos dos submarinos convencionais brasileiros em exercícios militares contra os submarinos estadunidenses, fica a pergunta: Se eles não conseguem nos superar com submarinos convencionais, o que eles vão ser capazes de fazer com submarinos nucleares?

Outro ponto da política interna foi a eleição presidencial deste ano. A embaixada estadunidense dava como certa a vitória de José Serra. Segundo eles, Serra seria um homem que daria continuidade aos projetos de FHC assim como Lula o fez e por isso seria eleito. O povo votaria no homem que faria o mesmo que Lula na cabeça deles.
Sinceramente, isso mostra um grande desconhecimento por parte dos estadunidenses do funcionamento da política brasileira e dos acontecimentos do governo Lula. Mas esse desconhecimento tem um motivo simples: Arrogância.

Subsecretário de estado estadunidense diz: "Nós não temos medo do PT e da sua agenda social"
Wikileaks: EUA faz lobby por mais segurança nas olimpíadas 2016 e quer lucrar.
Porta-voz do pentágono: "O mundo não se relaciona conosco por gostar ou confiar em nós, mas por não ter outro remédio. Somos o último, o único poder indispensável."

O governo estadunidense pouco se importa com o que verdadeiramente acontece em sua antiga roça. Ainda conservam a mentalidade de "que não importa o que esteja acontecendo, nossos interesses vem em primeiro lugar e ponto final."
O que não podemos dizer que é de todo mentira. O Rio de Janeiro passou por uma recente "limpa". O governo federal enviou forças do exército e da marinha(o que é anticonstitucional) para reforçar a segurança e expulsar os traficantes da Vila Cruzeiro e do morro do Alemão. Peguem isso e unam ao lobby estadunidense para uma maior segurança no rio durante as olimpíadas e vão ver ou uma baita coincidência ou uma relação de causa e efeito.

O que há por trás de tudo isso, nenhum de nós faz idéia. Os arquivos top secret fazem jus ao nome e não vazam. Mas com os recentes, e importantes, vazamentos pelo Wikileaks podemos perceber que nem tudo é o que parece. Essas informações estão nesse exato momento livres na internet para quem quiser ver. Não se trata mais de não ter como chegar a elas. Trata-se de querer chegar. E quanto a elas eu gostaria de finalizar com um comentário sobre os acontecimentos do Rio de Janeiro: Eu vi as capas da época e da Veja da semana passada e retrasada e tive vontade de rir. Nós(nem nós aqui em Salvador ou no rio ou em qualquer outro lugar) não temos uma polícia nova ou uma forma nova de combate ao crime. É a velha mesmo. A diferença é que dessa vez houve um interesse maior por trás da ação militar(que levou até duas das três forças armadas). Não está havendo uma virada no nosso país na questão da violência. Ela não está sendo combatida. Estão apenas repetindo o que fizeram com os cortiços cariocas no fim do século XIX. Limpando(O que por sinal deu origem as favelas). Até quando isso vai se dar? Como mais isso vai se dar? Quem sabe?
Não condeno a ação militar em si. Acho-a importante e muito bem feita(vista a baixa mortalidade. Eu achei que seria uma carnificina). O que eu condeno é a forma como a grande mídia está tratando o tema.
As vezes quando ligo a TV ou paro pra ver a capa de uma revista, me sinto num estado facista. A grande mídia tem pregado um estado forte. A grande mídia tem pregado um estado armado e em guarda. Preparado para combater os "inimigos da nação" quando na verdade a nossa grande mídia é a verdadeira inimiga do Brasil.
Cuidado com a força destes homens armados. Somos uma geração que não viveu sob o jugo das armas do estado. Somos?

Matheus Santos Rodrigues Silva


Textos recomendados:
http://www.marcelofreixo.com.br/site/noticias_do.php?codigo=128 - Wagner Moura
http://www.marcelofreixo.com.br/site/noticias_do.php?codigo=127 - Deputado estadual Marcelo Freixo
http://estadolaicoja.blogspot.com/2010/12/papaleaks.html - Estado Laico - Eduardo Maskell
http://estadolaicoja.blogspot.com/2010/12/wikileaks-expoe-diplomacia-e-criticas.html - Estado Laico - Eduardo Maskell

2 comentários:

  1. Meus parabéns pela iniciative, um ótimo texto bem esclarecedor para o grande público brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que você disse sobre os Estados Unidos. Eles não se contentam só em defender seus interesses particulares. Eles querem que o mundo veja seus interesses particulares como coletivos e os defenda também.

    Bom texto.

    ResponderExcluir