terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pela liberdade de expressão!


By Guilherme Ramos Martins

                                        
Meus caros, está acontecendo algo fantástico nos meios virtuais e por que não nos meios físicos do mundo inteiro. O fenômeno de divulgação do site Wikileaks conseguiu despertar a atenção das mais diversas camadas das mais diversas sociedades do mundo. Inclusive o interesse e a extrema preocupação do governo estadunidense que mostra que "liberdade, liberdade, negócios a parte". A liberdade de expressão está sendo ameaçada por muitos daqueles que se dizem seus defensores e o mundo não está se curvando diante disso.

O que eu posso ver são pessoas de diversas nações. Diversos continentes. Diversas visões políticas e de mundo, unidas por uma causa. Isso, meus caros, é um fenômeno raríssimo no mundo. Isso é a história sendo escrita em nossa frente. Isso é a história sendo escrita por nós!

No mundo inteiro estamos vendo protestos contra a prisão de Julian Assange e contra os boicotes ao Wikileaks.
Grupos como os anonymous, constituídos por hackers e por muita gente simples e com pouquíssimos conhecimentos de informática, está sendo uma espécie de "braço armado" da revolta contra a repressão. O grupo tem derrubado sites de empresas que boicotaram de alguma forma o Wikileaks ou que deram suporte a esse boicote. O mundo não quer ficar as escuras. O mundo quer saber! Eles não tem o direito de nos negar o conhecimento!

A internet já tinha se mostrado uma arma contra a ignorância. Contra o monopólio da informação, do conhecimento. Mas agora, mais do que nunca ela se mostra um campo aberto pro surgimento de um novo mundo!

Nosso país não pode ficar na contramão da história mais uma vez. Já não estamos. Brasileiros estão mobilizados na luta pela liberdade, seja divulgando informações que tantos querem ver escondidas, seja dentro do grupo anonymous. 
Nossa grande imprensa se cala. As notícias sobre as divulgações do Wikileaks e suas repercussões são abafadas e tratadas como sem importância. Eles não querem que nós saibamos. A mostra que o Wikileaks nos dá é de que é possível ir direto na fonte da informação, do conhecimento, sem intermediários e isso está apavorando a nossa grande imprensa que tem no monopólio da informação a sua força.
Outra coisa muito interessante é a forma como estão se dando os protestos. As ações são descentralizadas. Da forma que deveria ser toda a revolução. Uma liderança central só faria enfraquecer o movimento e o ideal se perderia a medida que a hierarquia de comando fosse se perdendo. Não está havendo uma organização central. As pessoas estão saindo a luta por conta própria. Por vontade própria. Por convicção própria. Podemos não nos conhecer. Podemos não conhecer quase 99% daqueles que estão lutando ao nosso lado, mas sabemos que podemos confiar. Sabemos que estamos todos lutando por um propósito comum e da forma que nos é possível.

Esse é o espírito que consegue conciliar duas grandes tendências humanas. O coletivo e o individual. Nenhum  de nós está recebendo ordens. Muitas vezes não nos identificamos política, religiosa ou moralmente. Somos tão singulares e ainda assim estamos juntos! Conseguimos preservar toda a nossa individualidade e ainda assim lutar por um bem comum. A nossa liberdade!

Por isso venho nesse post declarar a todos que o blog Vozes está mobilizado na luta pela liberdade de expressão. Na luta pelo nosso direito de saber. Sem deixar de ser o que ele é. Um espaço de poesia, de arte.

Encerro este post com um trecho de uma música já postada por mim da banda inglesa Muse de nome Uprising:

"They will not force us!
They will stop degrading us!
They will not controll us!
We will be victoryous!
So come on!"

Matheus Santos Rodrigues Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário