terça-feira, 22 de junho de 2010

Complexo de coitadinho

Depois das últimas coisas que vi, li e ouvi, eu precisava vir aqui pra expressar isso.
A campanha em torno da candidata Marina Silva do PV tem se mostrado um tanto quanto ridícula.
A imprensa coloca a candidata verde como a via de salvação, como a saída para os honestos, como a figura desvinculada da velha política brasileira. Cá pra nós, isso é uma piada.
A candidata verde se manteve durante trinta anos no PT, saindo em agosto de 2009. Este fato bastou para se montar uma aura de pureza em torno da candidata. Afirmando que sua saída se deveu as incongruências entre as propostas apresentadas pelo partido dos trabalhadores e o que se fez de fato e pelo pouco destaque dado a questão ambiental durante o governo LULA. Eu consigo acreditar nos motivos dela e acho até bastante corretos, mas existe um ponto nisso tudo que me irrita muito.

Marina Silva se tornou mais uma "coitadinha" desiludida pelo governo LULA, segundo a imprensa.

Não existem coitadinhos. Os políticos de modo geral, e no caso apresentado a candidata Marina Silva, procuram sempre se colocar numa posição agradável ao povo, e a posição de coitadinho é agradabilíssima! Quem não gosta do coitadinho?

Vejamos: O senador Cristovam Buarque deixou o partido dos trabalhadores em 2005 e disputou a presidência da república em 2006, mas em nenhum momento colocou sua decepção com o partido dos trabalhadores como base de campanha. Desde quando decepção é proposta de governo?

Marina Silva não tem nada de inovadora no quesito fazer política. Tem como candidato a vice um dos donos da Natura  e portanto, vinculada ao capital empresarial.
Seu partido, o PV, que se diz tão diferente dos outros, firma alianças estranhas tal qual PT e PSDB. Existem alianaças estaduais com partidos como PSDB, DEM... Fato vergonhoso e ao mesmo tempo muito comum na política brasileira.

Marina Silva e o PV fazem política como todos os outros partidos existentes no país. Qual o caso? Por que a estão colocando como via diferente?
A única coisa que difere a candidata do PV dos candidatos do PSDB e do PT é a total falta de base de governo.

Agora, voltando ao tema do coitadinho, esse complexo nacional é um tanto bizonho...
Por todos os lados se vêm injustiças e por todos os lados se vêm problemas, mas o povo brasileiro se recusa a tomar uma atitude. Esse tema foi posto em pauta, recentemente, numa aula de redação que tive. Se temos o conhecimento de que a coisa tá feia, por que não fazemos nada? A resposta foi essa: Por que a sociedade atual nos dá a possibilidade de amanhã estar por cima. Qualquer um, por mais difícil que isso seja, pode chegar lá, ou pelo menos é isso que se prega... Se você está na merda e sendo pisado hoje, fique tranquilo, amanhã é outro dia e você pode estar pisando em alguém!
Agora, o que isso tem haver com ser o coitadinho? É simples: Enquanto você não chega lá, tome uma postura defensiva.
O clichê nacional faz questão de transformar aqueles que estão "por baixo da carne seca" em vítimas, em coitadinhos. É assim com pobres, é assim com a população negra, homossexual, com as mulheres... É assim com as minorias. Nesse quesito eu me incluo pelo que já fiz. Quem sou eu pra defender os interesses do "povo"? Eles não me pediram isso. Não posso simplesmente falar por eles.
Não existem coitados, apenas pessoas! Aquele que estiver por cima vai ser sempre ter uma escolha: Oprimir ou não aquele que está por baixo. E a história tem nos mostrado que a segunda opção é pouquíssimo escolhida...

Temos que amadurecer políticamente. Não podemos votar num candidato ou candidata pela beleza física, nem pela identificação pessoal e nem por que ele é um "coitadinho" "batalhador". Temos que votar por aquilo que o candidato oferece em termos práticos. Temos que votar pelo discurso e pelo histórico do candidato. Temos que votar pela capacidade. E isso não é uma vontade minha simplesmente. É a prova da história.

Por último, façam essa pergunta a si mesmos: Se fosse necessário que realizassem uma cirurgia de alto risco, quem vocês escolheriam: Um médico comprovadamente capacitado ou um que vive matando paciente, mas que está se esforçando pra um dia chegar lá?(o coitadinho).

Matheus

Nenhum comentário:

Postar um comentário